Fumaça e tempo seco: como cuidar da saúde nesse clima

Quando inalada, a fumaça de queimadas pode causar vários efeitos prejudiciais à saúde, principalmente para pessoas que vivem próximas às regiões afetadas. A fumaça contém uma mistura de gases, partículas finas e a fuligem. Esses componentes podem causar diversos impactos na saúde. Na via respiratória essas partículas podem causar inflamação das mucosas cursando com tosse, falta de ar e irritação na garganta. Além de que, as pessoas que já tem algum problema respiratório crônico como Asma, por exemplo, podem ter a doença exacerbada e cursar com piora dos sintomas. Além dos problemas respiratórios, pode ocorrer irritação nos olhos, pele ressecada, entre outros.

Há também aumento do risco cardiovascular (as partículas finas ao serem inaladas, podem entrar na corrente sanguínea, causando inflamação e afetando a saúde do coração e dos vasos sanguíneos). Podem também causar impacto no sistema imunológico, aumentando a suscetibilidade a infecções respiratórias, como resfriados, gripe e pneumonia.
É importante ter atenção especial a idosos, crianças e pessoas com condições de saúde pré-existentes, que são particularmente, mais vulneráveis nessas condições.

A melhor forma de proteção é evitar a exposição à fumaça, permanecer em ambientes fechados e bem ventilados, usar máscaras, e se possível, utilizar purificadores de ar em casa. Em casos de sintomas graves ou persistentes, é importante procurar atendimento médico.

https://youtu.be/4khoruQGxYI

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Clique no botão abaixo e use o código para obter o seu desconto de 15%